Hórus



Categoria:
Deus, Mitologia Egípcia
Pai: Osíris
Mãe: Ísis
Irmãos: Desconhecido
Cônjuge: Hator
Filhos: Imseti, Hapi, Duamutefe, Quebesenuefe
Origem: Osíris


Hórus

O Deus do Sol e da Lua, trineto de, o Lendário Deus do Sol. Se assemelhava muito a seu trisavô, pos, ambos possuíam a cabeça de ave e os dois eram Divindades do Sol! Ele tinha a cabeça de Falcão, enquanto seu trisavô, uma de Gavião.

Seu Pai era Osíris, o Deus dos Mortos! Que foi morto por Seth, o Deus da Guerra, antes de Hórus nascer.

Osíris, era o Deus governante de todo o Egito, juntamente com sua mulher Ísis, a Mãe dos Deuses. Seth, o Irmão do Deus governante, o atacou e matou, em uma batalha, para destrona-lo e tomar seu lugar no trono.

Para impedir seu Irmão, de fazer a passagem para o outro mundo, Seth, corta o corpo dele em 7 pedaços e espalha eles em todo o Egito.
Mas Ísis, encontra 6 dos 7 pedaços de seu marido! Logo ela os junta e cria o último pedaço, que ela não encontrou, que era o falo, do Soberano que tombou.

Após juntar todas as partes, ela ressucita seu marido por um breve período e cópula com ele antes de sua vida deixar seu corpo.
Dessa união, nasceu uma criança chamada Hórus, que teve que viver sua infância no mundo dos homens, juntamente com sua Mãe, para eles não serem mortos pelo Deus da Guerra.

Quando chegou na idade adulta, ele se revelou e travaou uma batalha contra Seth. Com sede de vingança, ele luta furiosamente e mata seu tio.
Mas, acabou tendo feridas graves de batalha, como a perda de um de seus olhos.
Ele passa a usar um olho, fabricado por ele mesmo, o Olho que tudo Vê.

Com o fim da batalha, ele assume o comando do Egito, como Deus governante.
Com o passar de anos, ele se funde com seu trisavô , se tornando Rá-Horakhty, Deus do Sol e da Lua.

Comentários