Posidon



Pai (s) CronosReia
Irmão (s) Hera, Deméter, Héstia, Hades, Zeus
Casado (s) Anfitrite, Deméter, Eurimede, Etra, Nais, Teosa, Libia, Tiro
Filho (s) Tritão, Proteu, Rode, Cimopoleia, Bentesicime, Despina, Árion, Belerofonte, Teseu, Glouco, Polifemo, Belo, Agenor, Neleu

Posidon

Posidon Deus supremo do mar, também conhecido como Netuno.
Os símbolos associados a Posídon eram o tridente e o golfinho.
Posídon disputou com Atena para decidir qual dos dois seria o padroeiro de Atenas.

As Mulheres da Ática tinham o direito ao voto na época do Rei Cécrope I! Quando este Rei fundou uma cidade, nela brotaram uma oliveira e uma fonte de água. O Rei perguntou ao oráculo de Delfos o que isso queria dizer, e resposta foi que a oliveira significava Atena e a fonte de água Posidon, e que os cidadãos deveriam escolher entre os dois qual seria o nome da cidade.

Todos os cidadãos foram convocados a votar, homens e mulheres; os homens votaram em Posidon, as mulheres em Atena! e Atena venceu por um voto. Posidon ficou irritado, e atacou a cidade com as ondas. Para acalmar o Deus, as mulheres de Atenas aceitaram três castigos! Que elas perderiam o direito ao voto, que nenhum filho teria o nome da mãe e que ninguém as chamaria de atenienses.

Os navegantes oravam a ele por ventos favoráveis e viagens seguras, mas seu humor era imprevisível. Apesar dos sacrifícios, que incluíam o afogamento de cavalos, ele podia provocar tempestades , maus ventos e terremotos por capricho
Considerando que as inúmeras aventuras amorosas de Posídon foram todas frutíferas em Descendentes, é de notar que, ao contrário dos Descendentes de seu irmão Zeus, os filhos do Deus dos Mares são quase todos maléficos e de temperamentos violentos. De Teosa nasce o Ciclope Polifemo! De Medusa nasce o Gigante Crisoar e o cavalo alado, Pegasus! De Amimone nasce Náuplio! De Deméter nasce Despina, Deusa do inverno que acaba com tudo o que sua mãe e sua meia-irmã Perséfone cultivam, também congela as águas! De Ifimedia, nascem os irmãos Gigantes Oto e Efialtes, que chegaram mesmo a declarar guerra aos Deuses.

Por sua vez, os filhos que teve com Halia cometeram tantas atrocidades que o pai teve de os enterrar para evitar-lhes maior castigo.

Casou ainda com Anfitrite, filha de Nereu e Dóris de quem nasceu o seu filho Tritão, o Deus dos abismos oceânicos, que ajudou Jasão e os seus argonautas a recuperar o Velocino de ouro.

Comentários