Erinias ou Fúrias



Erinias

Erinias personificações da Vingança!
Enquanto Nêmesis a Deusa da vingança punia os Deuses, as Erinias puniam os Mortais.

Viviam nas profundezas do Tártaro, onde torturavam as almas pecadoras julgadas por Hades.

Elas nasceram do Sangue de Urano, que caiu em Nix! Quando Cronos multilou Urano, o sangue dele se-espalhou para todo lado! Um pouco caiu em Nix.

As Erinias, Deusas encarregadas de castigar os crimes, especialmente os delitos de sangue, são também chamadas de Eumênides, que em grego significa as bondosas ou as Benevolentes,Eufemismo usado para evitar pronunciar o seu verdadeiro nome, por medo de atrair sobre si a sua Irá.

As Erínias são Divindades presentes desde as origens do mundo, e apesar de terem poder como os Deuses, não estão submetidas à autoridade de Zeus! Vivem às margens do Olimpo, graças à rejeição natural que os Deuses sentem por elas.

As três irmãs se encarregavam do castigo dos criminosos, perseguindo-os incansavelmente até mesmo no mundo dos mortos, pois seu campo de ação não tem limites.

As Erinias são convocadas pela maldição lançada por alguém que clama vingança! São Deusas justas, porém implacáveis, e não se deixam abrandar por sacrifícios nem suplícios de nenhum tipo.

As Erinias são representadas normalmente como mulheres aladas de aspecto terrível, com olhos que escorrem sangue no lugar de lágrimas, estando muitas vezes acompanhadas por muitos animais. Aparecem sempre empunhando chicotes e tochas acesas, correndo atrás dos infratores dos preceitos morais.

Aleto - A Implacável.
Tisifone - A Vingadora.
Megera - A Inveja.

Comentários