Gaia



Pais (s) Caos
Irmão (s) NixÉreboAionTártaro
Casada (s) Urano, Ponto, ÉterTártaro
Filhos (s) UranoPontoÓreas, NesosOceano, CrioCéosHiperionJápetoCronosTétisTeiaFebeReiaMnemósineTêmisHecatônquiros, ArgesEstéropesBrontes, EncéladoAlcioneuPorfirion, MeliadesCampe

Gaia a Personificação da Terra e uma das Divindades Primordiais.

Gaia a Mãe Terra da á luz á seus filhos Urano o Céu, Ponto o Mar e as Óreas as Montanhas, para que a terra fosse um lar para os Divinos.

Urano se tornou o Senhor do Cosmos e podendo ver o futuro, previu que um de seus filhos iria tomar seu poder!
Então ele trancou no Tártaro seus filhos, os Ciclopes e os Hecatônquiros e sempre que Gaia que se tornou sua mulher, dava á luz á um filho dele, ele o colocava de volta no útero dela.

Gaia que sentia muita dor, clamava por ajuda aos seus filhos Titãs!
mas apenas Cronos seu filho mas novo aceitou ajuda-lá! Então Gaia conseguiu liberta-lo e deu á ele a Foice criada por Nix, para Destronar seu pai Urano.

Cronos mutilou Urano e se tornou o Segundo Senhor do Cosmos.
Mas Cronos foi alertado por seu pai, que ele seria Destronado por um dos filhos dele!

Cronos temendo perder seu posto, passou á devorar todos seus filhos após o nascimentos.

Gaia revoltada com tal ato, tramou vingança contra ele! Quando Cronos foi devorar seu filho Zeus recém-nascido, Gaia ajudou Reia a mulher de Cronos a salvar o filho!
Gaia mandou ela entregar uma pedra enrolada em um pano no lugar de Zeus.

Gaia levou Zeus á uma caverna em um monte em Creta, onde ele foi amamentado pela Cabra Aix.

Quando Zeus chegou á idade adulta, ele atacou seu pai Cronos com o auxilio de Gaia.

Zeus com á erva dada por Métis, faz Cronos regurgitar seus irmãos!
Com os irmãos libertos ele inicia uma guerra contra Cronos e os Titãs.

A guerra dura anos com o lado de Zeus quase perdendo, então Gaia manda Zeus ir até o Tártaro libertar os Ciclopes e os Hecatônquiros, para ajuda-lo na guerra!

Com os Ciclopes os Hecatônquiros mas seus irmãos Deuses, Zeus inicia á Titanomaquia e vence Cronos e os Titãs, e os prende no Tártaro, e se torna o terceiro Senhor do Cosmos.

Gaia se revolta com Zeus por ele prender todos os Titãs, então da a luz á os Andróginos e os manda escalar Olimpos para derrotar Zeus! Mas eles são derrotados.

Então Gaia cria uma Planta para deixar os Gigantes Imortais, mas estas Plantas só florescem com luz, então Zeus descobre e manda Apolo, Hélio, Selene, Eos e as Estrelas ficarem escondidas atrás de Nix para não florescer as Plantas.

Zeus encontra as Plantas e as destrói! Mesmo assim os Gigantes tentam escalar Olimpos, iniciando assim á Gigantomaquia, mas foram os perdedores nesta guerra.

Então Gaia com sua ultima tentativa envia seu filho Tifão um Titã gigantesco e muito poderoso! Zeus e os Deuses travam um sangrenta batalha com ele, que dura anos.

Mas Zeus vence a guerra mesmo quase perdendo á batalha!
Então faz um acordo com Gaia pedindo para ela não tentar derruba-lo mas, que ele não faria nada com ela, a deixando em paz.

Comentários